Critíca: LEMONADE - Beyoncé
- Luiz Oliveira
- 2 de jun. de 2016
- 4 min de leitura
Novo álbum da Beyoncé está entre nós já está entre nós a pouco mais de um mês, e ainda é assunto de muita gente, se você não escutou com certeza precisa ouvi-lo. O Disco considerado por alguns o melhor do ano, e é o oitavo melhor álbum de todos os tempos segundo as criticas, com 94 pontos (Because she Slay).

O álbum foi lançado no dia 23 de abril e é intitulado de Lemonade, em português: limonada, MAS POR QUE ESSE NOME TIA BEY? Porque na época da escravidão os escravos, que eram negros, passavam limão na pele para clarear. E esse titulo tem tudo haver com o conceito do álbum, pois o álbum tem o objetivo de valorizar a cultura negra, valorizar a mulher negra, e tentar amenizar a discriminação racial que ocorre no mundo todo.
O álbum é descrito pela cantora como uma viagem de autoconhecimento e de cura de toa mulher. O sexto álbum da carreira de Beyoncé é composto por um filme-documentário, que tem presentes todas as musicas do álbum, o filme foi exibido pela HBO em seu lançamento, e depois o álbum foi disponibilizado via stream no Tidal, que depois de alguns dias foi disponibilizado em outros serviços stream, chegando a ser ao topo da lista de mais vendido em 90 países, e também colocou todas as faixas no HOT 100 Billboard. (Queen Bey, a senhora é destruidora mesmo, hein!).
O álbum é divido em quatro capítulos “Intuition”, “Denial”, “Apathy”, “Emptiness” e “Resurrection”.
A faixa PRAY YOU CATCH ME, que basicamente fala sobre uma suspeita de traição, e para fechar com chave de outro ela sussurra “What are you doing my love?” (O que você está fazendo meu amor), deixando tudo apontado para o rumo que o álbum vai levar.
A segunda faixa HOLD UP, que tem uma sonoridade alegre e tranquila, te engana, ela continua falando que tem algo errado com seu amado, e começa a ter ataques de ciúmes que são quase insanos (Faria igual Bey, estamos juntos nessa).
DON’T HURT YOURSELF ( Minha Terceira favorita) é a terceira faixa, que tem sonoridade de rock, onde ela explode de fúria no refrão com vocais maravilhosos, e ainda diz que se continuar daquela maneira ele vai a perder para outro, ela não polpa palavrões, e deixa bem claro que ela é autossuficiente. A faixa está presente esse discurso do Malcolm X "A mulher mais desrespeitada da América é a mulher negra. A pessoa mais desprotegida da América é a mulher negra", uma triste realidade.
SORRY (Minha Quarta favorita), é a queridinha de muitos, ela diz estar arrependida de entrar nesse relacionamento em uma referencia clara a Single Ladies, seu outro sucesso, com o seguinte verso “Today I regret the night I put that ring on”, muitos dizem que a música é sobre o Jay-Z, que não canta neste álbum, e ainda ela joga uma direta sobre para “Becky with the good hair”.
A faixa mais sexy do álbum é a quinta, que Goddam (caramba) a voz dessa mulher junto com o The Weekend cantando 6 INCH (Minha segunda favorita), que deixa claro o poder feminino, que deixa claro que a mulher pode fazer qualquer coisa quando ela quer.
DADDY LESSONS, é diferente de tudo já apresentado pela cantora, embalada pelo ritmo country ela canta como seu pai lhe ensinou a ser forte e a lutar para proteger a si mesma e sua família.
LOVE DROUGHT, é uma trégua onde ela pede desculpas, que não quer desistir do relacionamento, que ela desistiria de tudo por ele, e aceitaria as mentiras dele porque sabe que é porque ele lhe quer bem. (Sério? E aquele papo de que se arrependeu de colocar o anel no dedo, de que era pra tomar cuidado que se não ia perder a esposa). Enfim Love Wins.
SANDCASTLES, ela perde perdão por te-lo abandonado, em uma musica profundamente emocionante, construída somente pelo piano e a voz, que deixa transparecer a emoção da cantora.
Na mesma levada de voz e piano a faixa seguinte FORWARD, fala para seguir em frente independente de tudo, a faixa tem a “participação” de James Blake, que deixa Beyoncé como segunda voz em seu próprio álbum, o clipe que é extremamente emocionante mostra mães com as fotos de seus filhos negros, que foram assassinato por policiais sem nenhuma explicação. Essa musica serve como interlúdio para FREEDOM (Minha Primeira favorita), que tem a participação de Kendrick Lamar é um musica R&B com batidas muito marcantes, onde ela procura se reconectar as suas origens, procurando a “Liberdade” que dizem que os negros tem, que ela não vai esconder suas opiniões para agradar os outros, é uma questão racial, de luta pelos diretos, o rapper entra na musica contando uma historia de um jovem negro como ele, ter sido abordado e morto por policiais, ele pede para que sua mãe não chorar por ele e sim viver por ele, sem duvida faixa mais emocionante do disco.
ALL NIGHT é a musica que fecha o filme, ela simplesmente celebra o amor.
MAS ESPERA AI, CADÊ FORMATION? Está logo depois dos créditos calma, a musica que causou um grande Buzz, que fez todos perceberem que Beyoncé realmente é negra, gerada pela Mãe de Louisiana (LUIZIANNA) e o pai de Alabama, ela ataca as suas criticas negativas, fala que ama o cabelo afro de sua filha, o nariz negro, que tem molho picante em sua bolsa (Uuuuh baby I like that), depois de ressaltar a sua cultura, ela ressalta o feminismo, falando sobre como a mulher pode tudo que quiser e trabalhando duro, e que qualquer um negro pode ser tão inteligente quando um branco, por exemplo um Bill Gates.
Como diz a vó de Jay-Z :
"Eu tive meus altos e baixos, mas eu sempre encontro a força interior para me ajudar, me serviram limões, mas eu fiz uma limonada"
Nossa Avaliação de 0 a 5: 5
Comments